ICT Dev: metodologia e inovação com base científica

As soluções inovadoras chegam para suprir as necessidades contemporâneas e para tornar as atividades comerciais, industriais, econômicas e até mesmo domésticas mais práticas, eficientes e sustentáveis. Novas máquinas, novos softwares, novos robôs, novas inteligências surgem no horizonte da inovação para dar conta de atender às demandas produtivas dos seres humanos. 

No entanto, para que as ferramentas sejam pensadas, criadas e inseridas no cotidiano, é fundamental que elas partam de um conhecimento, de uma investigação, de uma pesquisa, com base científica, para que sua aplicação, de fato, tenha resultados positivos no meio. Como consultoria especializada em projetos de inovação e Leis de Incentivos, a Sustentec criou uma metodologia própria, o ICT Dev, que tem como foco realizar o encontro mais aderente entre ICTs e empresas para soluções tecnológicas mais robustas, de maior impacto e valor agregado.

Então, para entender melhor a importância da inovação com base científica e saber como funciona a metodologia do ICT Dev, de Sustentec, acompanhe a leitura deste artigo que preparamos! 

 

O que é inovação com base científica?

Para começar este texto, vamos entender que, seja na iniciativa pública ou privada, para a expansão de um negócio ou de um país, a inovação desponta como estratégica. Mas, como inovar dentro da minha empresa? 

Bem, há alguns caminhos e, um deles, é por meio da pesquisa científica, que parte da geração de conhecimento e suporte teórico. Em geral, este saber se encontra dentro das universidades e dos institutos de pesquisa, sendo pensado e experimentado por professores, especialistas, estudantes e pesquisadores. 

Sendo tão fundamental no desenvolvimento social e econômico de uma comunidade, a pesquisa é reconhecida, inclusive, pela Constituição Federal. Está no artigo 218, o texto que fala sobre a importância de se promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação:

“ Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas.

  • 1º – A pesquisa científica básica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso das ciências.
  • 2º – A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.” 

Segundo o relatório Research in Brazil, produzido pela Clarivate Analytics, para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e divulgado em 2018, mostrou que a pesquisa brasileira teve uma melhora significativa em seu desempenho entre os anos de 2011 a 2016. O país ocupa o 13º lugar como produtor de publicações de pesquisa ao nível mundial. 

No entanto, sabemos que há muito que avançar ainda no que diz respeito aos investimentos em conhecimento, em pesquisa e nas universidades brasileiras, para que o país alcance um patamar de maior destaque como produtor de ciência e tecnologia e não apenas de consumidor. 

 

O que é o ICT Dev da Sustentec?

Para seguir com a ideia da inovação com base científica e de ressaltar a importância da pesquisa nas soluções tecnológicas, chegamos ao ICT Dev, o método desenvolvido e exclusivo de Sustentec que busca, justamente, mapear os pontos de aderência entre uma demanda da empresa com uma expertise de um instituto de pesquisa. Assim, a inovação surge do encontro de conhecimento e prática para ter melhor e maior impacto no mundo. 

Portanto, o ICT Dev é uma metodologia de diagnóstico de ICTs, fundações de apoio e incubadoras que entende, de maneira detalhada, os parceiros no que diz respeito aos aspectos relevantes no contexto da Lei de Informática (Nacional e da Amazônia) e Embrapii, com objetivo de ter a visão clara e de prontidão para atuação nos projetos de inovação. 

Ou seja, o ICT Dev considera os pontos fortes das ICTs a serem destacados para as empresas investidoras e os pontos frágeis a serem tratados através de um plano de ação entre Sustentec e o parceiro, para a evolução da ICT no ecossistema de leis de incentivos.

 

Quem pode contar com a metodologia do ICT Dev?

Como interlocutora entre negócios e ciências, a metodologia ICT Dev pode ser  aplicada aos ICTs Privados e Públicos, às Fundações de Apoio e às Incubadoras e Startups parceiros da Sustentec. 

Em suma, todos os possíveis executores de projetos da Lei de Informática e/ou EMBRAPII podem contar com o método eficaz, transparente e imparcial de combinação de dados e informações para o sucesso de sua jornada em PD&I. 

 

Quais os benefícios da metodologia do ICT Dev para as empresas? 

As empresas podem se beneficiar com o ICT Dev, pois esta metodologia exclusiva da Sustentec realiza o diagnóstico, estabelece critérios e, por meio do cruzamento de dados, encontra a combinação com maior aderência entre a academia e os negócios.

Dessa maneira, a forma de atuar da Sustentec incluir traçar indicadores detalhados dos seus parceiros e sua fase de evolução, no âmbito de projetos de inovação e, quando cruzados estes fatores com as premissas informadas pelas empresas para a contratação de projetos de PD&I, os resultados conseguem apontar para as ICTs com maior potencial de sinergia para a parceria. Tudo de forma segura e isenta.

Com segurança, transparência e melhor aderência, alcança-se melhor valor agregado, beneficiando as duas pontas envolvidas no projeto.

 

Quais os benefícios obtidos quando negócios e ciências se encontram de forma combinada?

Por fim, quando temos uma boa combinação entre ciência e inovação, indicada pela metodologia do ICT Dev, temos melhores condições para o sucesso de um projeto. 

Os motivos que garantem o melhor impacto são:

  • sugestões de ICTs com maior sinergia às condições apresentadas pela empresa;
  • tomada de decisões com embasamento;
  • informações detalhadas de mais de 60 executores de forma ágil;
  • escolha de grupos/ICTs com alto grau de engajamento com projetos de inovação;
  • possibilidade de ter novas parcerias com risco moderado; 
  • sem custo direto envolvido para a empresa com o ICT Dev.

 

Então, se você quer contar com o ICT Dev da Sustentec no seu negócio para garantir o melhor encontro entre conhecimento e mercado, entre ciência e inovação, fale com a gente pelo e-mail: ict-dev@sustentec.com.br

Até o próximo 😉

 

Fontes: 

https://fapesp.br/pipe/cresce_o_numero_de_startups_de_base_cientifica_e_tecnologica_em_sao_paulo/219/

http://ctnbio.mctic.gov.br/constituicao-federal/-/asset_publisher/8lJLxnlyTOGB/content/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-de-19-1/pop_up;jsessionid=846B2D1B0F4573DCEFBCFAC8AB8652EB.columba?_101_INSTANCE_8lJLxnlyTOGB_viewMode=print#:~:text=Art.,e%20o%20progresso%20das%20ci%C3%AAncias

 

Tags: No tags

Comments are closed.

Shopping Basket