Especialista em Lei de Informática: atuação de Sustentec abrange todo território nacional

Avanço tecnológico e inovação Brasil afora. Como especialista em Lei de Informática, a Sustente é a única, atualmente, com atuação em todo o território nacional e com parceiros presentes em todos os estados brasileiros, conectando e articulando uma rede potente entre ciência, indústria e tecnologia. Nascida em Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo, cresceu após migrar para Campina Grande, na Paraíba, a Sustentec, hoje, conta com uma segunda sede em Manaus, Estado do Amazonas, e com times nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Desse modo, é capaz de levar sua expertise de mais de 12 anos para todo o país, colaborando para estruturação de projetos de inovação estratégicos e de impacto relevante. Quer saber como é essa atuação nacional da Sustentec por meio de seu profundo conhecimento em Lei de Informática? Então, acompanhe a leitura deste artigo que preparamos! 

 

Breve aspecto do cenário da inovação no Brasil

Antes de falarmos sobre a atuação nacional de Sustentec, vamos a um breve contexto do atual momento da inovação no Brasil. 

O Índice Global de Inovação (IGI), conduzido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) e divulgado no Brasil, no final do ano passado, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que o Brasil subiu da 54ª para a 49ª posição em 2023 e alcançou a liderança na lista entre as economias da América Latina e Caribe, posição antes ocupada pelo Chile.

Em sua análise, o IGI avalia sete categorias-chave do potencial inovador: Instituições; Recursos Humanos e Pesquisa; Infraestrutura; Sofisticação do Mercado; Sofisticação Empresarial; Produtos de Conhecimento e Tecnologia; e Produtos Criativos, levando em conta tanto os resultados em inovação (outputs) quanto os insumos (inputs) e dando uma visão abrangente sobre a capacidade inovadora de cada economia.

Nessa contextualização sobre a inovação, vale destacar que, desde o início dos anos 1990, o Brasil tem fortalecido seu sistema de inovação e um dos caminhos que tem contribuído para isso tem sido a Lei de Informática, além dos incentivos para indústria, como o Programa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (PDTI) e os Programas de Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário (PDTA), e a atuação de agências como a FINEP. 

Sendo assim, os dados recentes do IGI evidenciam um cenário global ainda em transformação. Em 2022, empresas com grandes orçamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) atingiram um investimento recorde de US$ 1,1 trilhão. 

É certo que estamos na era digital e que as inovações têm sido fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do País. 

De acordo com dados divulgados pelo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Américo Pacheco, e publicados em março, na Pesquisa FAPESP, “os incentivos diretos e fiscais exercem um papel fundamental nas políticas de inovação. Cerca de 15% do gasto privado em P&D é subvencionado pelos governos”.

Por isso, é essencial contar com uma empresa especialista capaz de oferecer um suporte estratégico, eficiente e robusto quando o tema é investimento dos aportes em projetos de inovação via Lei de Informática. 

Ao conectar as empresas aos executores credenciados pela Lei de Informática CATI/MCTI e/ou CAPDA/SUFRAMA mais adequados para realização das ideias, as chances de um resultado de alto impacto para todos os envolvidos são muito maiores. 

É aqui que entra a atuação nacional de Sustentec. 

 

Ação e parceria de Sustentec em todo o Brasil

Atualmente, a Sustentec conta com cerca de 30 colaboradores atuando na articulação estratégica para conectar empresas, ciência e tecnologia em todo o país. Já em relação aos parceiros (executores de projetos credenciados pela Lei de Informática), há pelo menos um em cada estado brasileiro. 

Dessa forma, para garantir essa conexão que corta o Brasil de Norte a Sul, a Sustentec adota um modelo de trabalho híbrido, envolvendo tanto o teletrabalho quanto deslocamentos e encontros presenciais em casos de viagens e visitas aos parceiros e clientes. 

Além disso, todo o time dispõe de ferramentas tecnológicas, processos estruturados e revisados periodicamente e pessoas qualificadas para a execução de atividades funcionais, táticas e estratégicas, possibilitando o atendimento de demandas de forma robusta.

A Sustentec adota um design organizacional mais orgânico, no qual se busca comunicar ao time que a organização é um sistema de nós, conectados por links, e que de maneira independente, todos trabalham juntos para atingirem um propósito em comum.

“Acreditamos que a hierarquização tradicional e burocrática perde força nesse modelo mais orgânico, possibilitando que as pessoas tenham mais autonomia com responsabilidade e foco na qualidade dos entregáveis”, explica Renata Fonseca, co-fundadora de Sustentec. 

“Para isso, contamos com 5 coordenações para dar sustentação a essa estrutura: Novos Negócios, Técnica, Assessoria & Conformidade, Gestão e Regional Amazônia”, completa. 

 

Pioneirismo nacional e respeito às diversidades

Alinhada não só no discurso, mas também, na prática, com sua missão e visão, a Sustentec é a única com atuação em todo o território nacional, mas sempre respeitando e se ajustando ao contexto regional e às necessidades locais. 

Com equipes nas regiões, é possível entender melhor e internamente cada necessidade e desafio para um atendimento de valor agregado. Assim, o pioneirismo de Sustentec está em estar presente e de forma efetiva nas diversas regiões.

Além da diversidade de territórios, a Sustentec também preza pela diversidade do lado de dentro. Com o olhar para os aspectos sociais e com práticas de ESG, a Sustentec acredita na potência e na importância da diversidade cultural. 

Desse modo, os times de Sustentec são plurais e, diariamente, dialogam, colaboram e convivem com outras culturas, expandindo o repertório, aumentando o engajamento e a empatia entre os profissionais. A rede de inovação também se cria por meio da rede entre pessoas, por meio de uma rede respeitosa de convivência e troca de saberes.  

“Somos a única especialista de Lei de Informática que proporciona isso externamente e vivencia isso também internamente. Não é só uma frase na missão e visão. É algo que vivenciamos no dia a dia”, destaca Renata. 

 

Então, se sua empresa deseja um suporte especializado em Lei de Informática e que seja capaz de entregar uma estratégia de PD&I eficiente e robusta, acesse nosso site e conheça mais da atuação nacional de Sustentec. 

Até o próximo! 

 

Fontes:

https://revistapesquisa.fapesp.br/gastos-publicos-e-renuncia-fiscal-nao-elevam-dispendios-do-setor-privado-em-pd-no-brasil/

https://www.terra.com.br/noticias/brasil-e-1-em-inovacao-entre-19-paises-da-america-latina,1d8cf072d555433824c904ebbabd64f73xwerdmn.html

 

 

Tags: No tags

Comments are closed.

Shopping Basket