Inovar é encontrar novos e melhores caminhos para a conquista do mercado, valor para o cliente e novos produtos. A inovação tecnológica deixa a indústria mais competitiva, gerando novos empregos e impulsionando a economia. Assim o Brasil fica mais forte.
Por isso, projetos inovadores são fundamentais.
Para estimular a inovação tecnológica na indústria, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação criaram em 2013 a EMBRAPII, a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, que credencia unidades de pesquisa que desenvolvem projetos de PD&I em parceria com a indústria.
Através do programa, as empresas do setor industrial dividem os custos de projetos de inovação com a EMBRAPII através de unidades credenciadas EMBRAPII. Umas das vantagens é que os recursos investidos pela EMBRAPII não são reembolsáveis e já se encontram disponíveis nas unidades esperando o início dos projetos. A contrapartida das empresas precisa ser necessariamente financeira, assim os riscos e custos dos projetos diminuem e a competitividade industrial aumenta.
Para o credenciamento com a EMBRAPII, a ICT precisa demonstrar experiência em projetos de inovação com empresas. Precisa também apresentar um plano de ação de tipicamente 3 anos com metas definidas sobre quantidade de projetos, empresa, depósito de patentes, e total de recursos das empresas atendidas pela unidade. Além disso, cada unidade precisa definir uma área de atuação e segmento para que possa executar o plano de ação.
Hoje são mais de 60 ICTs credenciados em diversas áreas de atuação. Especificamente na área de Tecnologia, que pode ser combinada com projetos e recursos oriundos da Lei de Informática, a Sustentec ganhou notoriedade por firmar parceria com 8 unidades que se destacam como referência em seus segmentos.
Com profissionalismo garantido na execução dos projetos, as unidades EMBRAPII estão espalhadas em todo o país e possuem como premissas agilidades aos processos e redução da burocracia.
A negociação é feita diretamente entre a empresa e a unidade de pesquisa e com total autonomia. No entanto, os trâmites exigem um conhecimento técnico que impacta diretamente no resultado do processo. Nas unidades privadas, por exemplo, os trâmites levam cerca de dois meses.
O papel da Sustentec na parceria com a EMBRAPII e a negociação de capacitação com unidades públicas é justamente manter essa média de tempo de processo, comparado com outros ICTs. Ou seja: a larga experiência da Sustentec contribui de maneira determinante para que o tempo dos processos públicos ou privados seja similar.
A Sustentec colaborou com o processo de escrita do plano de ação para obtenção do credenciamento desde o primeiro edital lançado pela EMBRAPII em 2013 em várias das unidades. Junto a elas também foi trabalhada a captação de projetos de Lei de Informática com a EMBRAPII, tendo mais de 150 projetos fechados entre todas as unidades parceiras.
Um fator muito importante no modelo de atuação da EMBRAPII é o acompanhamento rigoroso do desenvolvimento dos projetos. Outro fator é a garantia da competência tecnológica. As unidades EMBRAPII possuem uma excelente infraestrutura e uma equipe altamente qualificada em suas áreas de competência. Essas áreas representam o eixo de ativação de projetos de inovação com as empresas.
Para a garantia de sucesso desses projetos, a Sustentec conta com uma equipe competente nas áreas de assessoria e conformidade que atua em todo decorrer do projeto, analisando os dispêndios, dando suporte a coordenadores nas tomadas de decisão e transmitindo com muita responsabilidade e seriedade todas as informações solicitadas pela EMBRAPII nas prestações de contas mensais, semestrais e inspeções in loco.
Todo esse empenho faz com que o trabalho da Sustentec esteja sempre sendo reconhecido, principalmente na parte de prestação de contas semestral. Neste serviço é feito todo o lançamento de dispêndios ocorridos durante o período a ser prestado contas no SRINFO, sistema da própria EMBRAPII. Ele inclui também a coleta de todas as evidências necessárias (comprovantes de pagamentos, termos de atividades, relatório de viagens etc.) para que não haja risco de glosa para o ICT ou Fundação, acompanhamento do envio físico da prestação de contas, o parecer e as inspeções que analisam os documentos físicos dos comprovantes.
Em 04 de março último foi aberta uma nova chamada para edital com a finalidade de credenciar mais 4 universidades federais no país e a Sustentec irá auxiliar os ICTs parceiros a se transformarem em Unidades EMBRAPII.
A grande experiência da Sustentec no setor ajuda grandes ideias a se tornarem realidade! Entre em contato conosco e saiba como trabalhamos.