Os dois principais requisitos necessários para uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) ser credenciada pela EMBRAPII são seu histórico de interação com a indústria e seu processo de captação de projetos. Todo esforço da Sustentec para realizar o levantamento de informações, documentações e reuniões culminou para que o IFPB – Instituto Federal da Paraíba – concluísse o seu credenciamento.
Mateus Maximo, professor do IFPB (Cajazeiras), foi o responsável pelo contato com a Sustentec, pois já conhecia o trabalho realizado pela empresa na UFCG – Universidade Federal de Campina Grande. A partir de um modelo de processos e postura criado pela empresa para promover a captação e execução de projetos, em 2016 foi inaugurado o laboratório Assert, uma porta de entrada para projetos de lei de informática e integração no setor de eletroeletrônicos.
Por meio do laboratório Assert , a Sustentec promoveu o fomento para as unidades de João Pessoa e Campina Grande, com base no modelo de trabalho que desenvolve em seus parceiros para que estes, mesmo estando na academia, apliquem o processo de execução e atendimento, considerando as exigências e o dinamismo do setor produtivo. “Nos dois primeiros anos, de 2016 a 2017, prospectamos e executamos projetos que permitiram ao IFPB possuir histórico e processo para submeter seu pedido de credenciamento”, explica Renata Fonseca, sócia-diretora da Sustentec. O Assert então iniciou projetos com empresas de renome internacional como Sony, Corning, Alliage, Foxconn e Honeywell para citar algumas.
Em 2017, dando sequência ao bom desempenho do ano anterior, e com o advento do edital EMBRAPII com foco na rede de Institutos Federais (IFs), foi descoberta uma oportunidade de, novamente juntas, trabalharem na elaboração e submissão do plano de ação para o credenciamento do IFPB como Pólo EMBRAPII de Inovação.
Por meio desse reconhecimento, a relevante atuação do IFPB no desenvolvimento de projetos de PD&I proporcionou-lhe o credenciamento como Pólo de Inovação EMBRAPII. Além da consequência direta, o volume de recursos financeiros oriundos da indústria nestes projetos, viabilizou a criação de estruturas voltadas exclusivamente para a interação com as empresas.
“Contribuímos diretamente para o desenvolvimento do plano de ação e acompanhamento da proposta que agraciou o IFPB com a acreditação da EMBRAPII como Pólo de Inovação”, comemora Marcos Caramelo, sócio-diretor da empresa. “Esse processo foi muito salutar, envolvendo diversos pesquisadores da instituição e também de outra ICT EMBRAPII, mais um case de sucesso nosso, a UFCG, todos imbuídos de um único objetivo: transformar a instituição num Pólo EMBRAPII para gerar maior integração com a indústria, algo que está no DNA de um Instituto Federal.”
Durante a execução do trabalho de assessoria, a equipe dedicada da Sustentec auxiliou e auxilia a ICT e a fundação de apoio no exigente processo de prestação de contas (mensal, semestral e inspeções in loco), garantindo a elegibilidade e o sucesso das aprovações dos projetos.
Você pode conferir o atual perfil de evolução do IFPB aqui. Caso queira obter mais informações sobre o processo de credenciamento, entre em contato conosco!