Inovação, sustentabilidade e estratégia: a união que faz a força no mercado

Inovação, sustentabilidade e estratégia são ingredientes de uma robusta receita de bolo que cresce e gera boas fatias de resultados. Quando temas relacionados à inovação e à sustentabilidade fazem parte da estratégia global da organização, integrando times e movimentando a estrutura macro da empresa, o saldo é positivo e os resultados gerados são forças potentes, capazes de aumentar a competitividade e agregar valor ao negócio perante o mercado.

Mas como unir inovação, sustentabilidade dentro de uma estratégia de negócios? Como investir em desenvolvimento tecnológico em sintonia com as demandas ambientais e sociais? Como integrar temas que parecem distantes e não deixar a receita desandar? Para responder a estas e outras questões ligadas à sustentabilidade e aos projetos de inovação, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

 

Inovação e sustentabilidade juntas, sim!

Para começar nossa conversa por aqui, vale destacar que as iniciativas com foco na produtividade, com sustentabilidade e um olhar apurado para as consequências ambientais e sociais fazem parte de uma importante agenda mundial, conhecida como ESG – Environmental, Social and Governance. A sigla diz respeito à integração da geração de valor econômico em concordância com as preocupações ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte da iniciativa privada.

Assim, a empresa que se compromete com as pautas citadas acima e enxerga os resultados de seu posicionamento consciente para além dos números, mostra responsabilidade e comprometimento com o mercado que atua, com seus clientes, colaboradores, fornecedores e investidores. Ou seja, trata-se de uma empresa preocupada com toda a cadeia produtiva e com as vidas que a atravessam.

Neste sentido, os projetos de inovação – pensados de forma estratégica – chegam para somar às práticas corporativas de ESG e a tecnologia deve ser uma aliada no desenvolvimento de soluções inteligentes e sustentáveis para a resolução de falhas na produção, redução de riscos e danos ao meio e aumento seguro da produtividade. 

Importante ressaltar que, uma pesquisa global da EY, de 2021, realizada com 325 investidores, mostrou que 79% consideram os riscos e as oportunidades ESG um fator importante na decisão de investimento, e que 49% estão propensos a retirar investimento em situações nas quais a empresa não esteja se saindo como o esperado na sua gestão de ambiental, social e de governança. 

Por isso, quando falamos em união de sustentabilidade e inovação, estamos falando da prática possível de dois eixos que integram cuidado, eficiência e criação de valor e inovação.

 

Quando inovação e sustentabilidade andam juntas, entre os benefícios para o negócios podemos destacar:

 

  • maior engajamento

Empresas que atuam com responsabilidade econômica, ambiental e social contam com mais engajamento tanto do público interno, ou seja, com os colaboradores, quanto com o público externo, entre os clientes. 

Prova disso é uma pesquisa da consultoria McKinsey que mostrou que 85% dos brasileiros sentem-se melhor comprando produtos sustentáveis. 

Muito mais que o mercado em si, as pessoas estão, cada vez mais, atentas ao comportamento e posicionamento das empresas perante as questões ambientais e sociais. 

 

  • novos consumidores

Empresas que demonstram investimentos em novas áreas e em novas descobertas tendem a alcançar um público novo, mostrando-se, assim, aberta a novas possibilidades e à diversidade.

 

  • mais competitividade

Ser competitivo, no mercado, significa estar visível, gerar lucro, emprego e inovação. Neste sentido, o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade são capazes de atrair investidores, recuperar a credibilidade e a reputação de uma corporação, refletindo, assim, em maior competitividade. 

 

  • mais inovação tecnológica

Falando em inovação, olha ela aqui de novo. Quando atrelada à sustentabilidade, a inovação pode gerar benefícios ainda maiores à organização.

Por isso, fortalecer a inovação de uma empresa passa pela necessidade de desenvolver novas tecnologias, investir em automação, mas todo esse processo precisa ser pensado, de forma estratégica, atendendo às demandas externas e também internas.  

Aqui, entra o papel da Sustentec, como uma consultoria especializada em projetos de inovação por meio da Lei de TICs, antiga Lei de Informática. 

Sabemos que a inovação e a sustentabilidade são itens indispensáveis nos dias de hoje e para que o encontro delas seja próspero e eficiente, é preciso estabelecer uma estratégia inteligente de investimento financeiro e intelectual nessas áreas. 

 

Como a Sustentec atua na estratégia de inovação? 

A Sustentec possui uma metodologia própria que engloba três mecanismos para melhoria da estratégia de inovação das empresas e, assim, garantia de melhores resultados. Veja só:

 

  • integração do ecossistema

A Sustentec apoia as empresas em sua estratégia de PDI, encontrando instituições aderentes às suas necessidades e co-criando, junto às ICTs, projetos e programas com valor agregado.

 

  • mapeamento pioneiro

A Sustentec, após atuar por mais de dez anos junto da Lei da Informática, faz parte de uma extensa rede de inovação, capaz de otimizar as conexões entre empresas e instituições de pesquisa e tecnologia graças a sua metodologia proprietária de diagnósticos e cruzamento de dados, para viabilizar e sustentar parcerias de sucesso e longo prazo

 

  • diversificação do investimento

A Sustentec é especializada nos desafios  das ICTs públicos e privados no âmbito da Lei de TICs (antiga Lei de Informática), estimulando a diversificação e democratização do investimento das empresas por todo o território nacional com alto potencial de entregas e resultados nos projetos.

Partindo, então, dessas expertises, a parceria com a Sustentec colabora para agregar no plano estratégico das empresas beneficiárias da Lei de TICs na escolha de parceiros mais aderentes às expectativas, com potencial de entrega de resultados de projetos com alto impacto e valor agregado, trazendo mais vantagens competitivas e em conformidade com a legislação vigente. 

 

Em suma, a Sustentec colabora na:

  • visão estratégica

Por meio da Lei de TICs, acoplada ao plano empresarial e estratégico de investimento, há mais chances de realizar projetos de alto impacto na organização.

 

  • competitividade

Melhor aproveitamento do investimento de PDI via projetos estratégicos.

 

  • compliance

Melhoria e aumento da confiança nas tratativas da legislação com as Instituições nos projetos, mudança de percepção em relação à Lei, maior segurança legislativa e conformidade. Posicionamento mais consciente e positivo perante sociedade e mercado. 

 

Por fim, a atuação da Sustentec cobre todo o ciclo de cooperação entre empresas e ICTs, desde a ideação de projetos até às prestações de contas, passando por todo o respaldo no relacionamento dos parceiros, colaboração na preparação e sustentação de processos ágeis e atendendo às exigências de compliance.

A experiência na tratativa público-privada possibilita que a Sustentec forneça recursos legais importantes para o pensamento estratégico das empresas nas iniciativas que envolvem inovação, sustentabilidade e competitividade. 

 

Quer saber mais, entre em contato com nosso time! 

Te aguardamos para inovar e fazer a receita dar certo!

Até o próximo 🙂

 

Tags: No tags

Comments are closed.

Shopping Basket