Há mais de uma década a Sustentec investe exclusivamente na parceria entre academia e indústria. Como resultado, estabeleceu sólidos contratos com ICTs públicos e privados e intermediou projetos de inovação com a indústria e as instituições de maneira sem precedentes.
No início de 2021, a Sustentec classificou seu rico inventário de relacionamento e agora está lançando o Guia de ICTs. Trata-se de uma plataforma que permite à indústria consultar por tipo de tecnologia e especialização as instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Marcos Caramelo, sócio-diretor da Sustentec, explica que o Guia de ICTs será de grande utilidade para os profissionais de PD&I que podem agora encontrar mais facilmente a instituição que melhor atende a necessidade de sua empresa no uso dos incentivos da Lei de Informática. “O Brasil tem uma diversidade e uma riqueza de ICTs, com infraestrutura laboratorial incrível, pesquisadores e profissionais com conhecimento e experiência nas mais diversas tecnologias, porém pulverizados em diferentes regiões do país. Encontrá-los e integrá-los é chave para o sucesso do projeto ou programa de PD&I da empresa.”, comenta.
Outro ponto que dificulta o trabalho de se encontrar o ICT que melhor atende às necessidades de um projeto é a velocidade com a qual a tecnologia evolui. Caramelo cita como exemplo o 5G, Inteligência Artificial, Machine Learning e Ciência de Dados, que possuem alta demanda atualmente.
“Quem consulta o nosso Guia de ICTs, basicamente apenas escolhe a tecnologia de interesse e em poucos segundos já tem em mãos algumas das melhores opções de instituições para seu escopo”, completa Renata Fonseca, sócia-diretora da Sustentec.
O guia é formado por mais de 35 ICTs públicos e 12 privados. São mais de 30 institutos parceiros, 15 fundações de apoio, mais de 20 competências e diversos clientes satisfeitos.
Em sua trajetória, a Sustentec já fechou contrato com mais de 300 projetos, cerca de 70 indústrias parceiras e superou a marca dos 100 RDAs aprovados, números que por si já mostram a senioridade de um banco de dados completo e agora disponível para consultas 24h por dia. É dentro desse cenário que a Sustentec propõe a integração academia e indústria, fomentando projetos inovadores e promovendo ações que fortaleçam os Institutos de Ciência e Tecnologia.